segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Governo Dilma aprova alta de juros para crédito a aposentados


Medida afeta taxas de empréstimos com desconto em folha de pagamento


O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou novos limites para as taxas do crédito consignado, ou seja, com desconto em folha de pagamento para aposentados e pensionistas do INSS. Para empréstimo pessoal, o teto passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, vai de 3,06% para 3,36%.
A mudança, aprovada nesta quinta-feira, só valerá após a publicação no Diário Oficial da União, o que está previsto para os próximos dias. O aumento pedido por bancos e financeiras em maio era maior, com a justificativa de que as taxas deveriam acompanhar o cenário econômico atual: para 2,48% (consignado) e 3,49% (cartão). O Ministério do Planejamento apresentou a contraproposta aprovada.
Em outubro de 2014, o Banco Central (BC) começou a elevar os juros básicos do país, para tentar segurar o avanço da inflação. A Selic, que em setembro era de 11% ao ano, foi subindo gradativamente até chegar a 14,25% em julho. Desde então, a autoridade monetária está mantendo a taxa neste patamar.
MAIOR JURO REAL DO MUNDO
O Brasil continua sendo o país com a maior taxa de juro real entre 40 nações, segundo levantamento do economista Jason Vieira, da Infinity Asset Management em parceria com o site Money You. Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, o juro real no Brasil é de 7,43%, seguido de Rússia (2,87%) e China, com taxa de 2,55%.
O economista explica que o Brasil aparece com taxa muito mais elevada do que os países que ocupam as primeiras colocações no ranking porque houve um movimento recente de queda de juros em boa parte dessas nações. De acordo com o levantamento do economista, 30% dos países incluídos no ranking promoveram cortes nos juros recentemente e nenhum elevou a taxa.

FONTE: Blog do VT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário